8 curiosidades sobre o ERP que você precisa conhecer
Cada empresa é única, tem sua particularidade, público-alvo, porte e segmento. Para garantir o sucesso do negócio, torna-se essencial um planejamento aprimorado. Além disso, sabedoria para alocar os recursos e uma boa definição de metas são aspectos igualmente importantes nessa jornada.
Mesmo uma gestão eficiente necessita de um bom software. Pensando nisso, trouxemos 8 curiosidades sobre o ERP que podem ajudar na hora de escolher o sistema ideal para empreendimento.
- Integração entre todos os departamentos
Uma das curiosidades sobre o ERP é a possibilidade de conseguir intregar todos os departamentos do seu negócio. Com isso, você substitui as planilhas. Geralmente, os gestores utilizam diversas planilhas, uma para cada módulo da empresa, mas elas não são integradas. Com o ERP você consegue integrar todas essas tabelas.
O sistema vai integrar as informações de venda, por exemplo, com o financeiro.
- Executar funcionalidades externas
O ERP oferece funcionalidades externas para sua empresa, como a emissão da nota fiscal. Sua empresa tem o Sefaz, que é o órgão do governo responsável por regulamentar a emissão da NF-e, e tem também o sistema. O ERP vai fazer o pedido, o Sefaz vai validar e sua nota será emitida.
Antes, sem um sistema de gestão, a emissão acontecia de forma manual. Agora, com a NF-e 4.0, o empresário precisará ter um software para conseguir cumprir com suas obrigações fiscais.
- Única base de dados
Mais uma vez, fazendo um comparativo com as planilhas, no ERP você tem uma base de dados únicas. Um banco que será alimentado por diversas pessoas e departamentos, mas concentrado em um único local.
A partir dessa base de dados, que será a receptora, você pode extrair informações para tomar decisões, ou até mesmo gerar relatórios gerenciais. Uma das curiosidades sobre o ERP é a possibilidade de cruzar os dados.
- Integração com e-commerce
Uma grande funcionalidade e curiosidade sobre o ERP é a possibilidade de integrar a sua loja virtual ao sistema. Ou seja, ao fazer um pedido você não terá o retrabalho de digitá-lo. Ele irá cair na base de dados, aguardará uma aprovação, mas o usuário não terá que abrir um novo processo.
- Controle de estoque
Ao procurar por um software para distribuidora, por exemplo, muitos empresários buscam por uma ferramenta que faça um controle de estoque impecável.
É fantástico ver que o estoque de um produto tinha um número x e quando ele fazia a venda, olhando no estoque eletronicamente, esse número mudava. Essa ferramenta é ótima para otimizar o tempo e melhorar os processos.
Sem um ERP, a empresa precisa fazer um controle ou inventário de estoque manualmente. Essa é uma área do negócio que precisa ser vista com cuidado, pois pode mexer totalmente com o faturamento e lucro.
- Alertas inteligentes
Você já parou para pensar em como seria incrível receber um aviso sobre a quantidade de um produto vendido nos últimos três meses? Ou seu vendedor ser notificado sobre um orçamento pendente há 30 dias? Essa é uma das grandes curiosidades sobre o ERP.
Com base nas informações, o sistema consegue gerar alertas para os usuários e auxiliar na tomada de decisões gerenciais e estratégicas. A inteligência do sistema é transformar dados em informações gerenciais para que a empresa tenha um gerente 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Aumento de produtividade
<p>Com todas as funcionalidades citadas acima, fica claro que uma empresa que investe no ERP aumenta sua produtividade. O retrabalho de processos acaba e é possível fazer diversas atividades em uma única ação.
O aumento de produtividade gera crescimento no faturamento e até no lucro para o seu negócio.
- Não gera desemprego
Apesar de muitos acreditarem que o software tira empregos, já que ele consegue fazer sozinho o trabalho de várias pessoas, não é bem assim. Quem utiliza o ERP, adquire conhecimento e tem uma atividade mais inteligente.
O sistema não gera desemprego, mas agrega valor no emprego de um colaborador.
Fonte: InforChannel