Benefícios da gestão fiscal
Pagar impostos e estar em dia com a legislação pode ser um tanto complexo e é por isso que toda empresa precisa de uma gestão fiscal. Em caso de não corresponder adequadamente às obrigações fiscais, os negócios podem sofrer penalidades. Além disso, é por meio da gestão fiscal que você analisa a melhor forma de utilizar os créditos fiscais.
Por que ter uma gestão fiscal?
Quando você consegue responder toda as seguintes perguntas, consegue entender a necessidade dessa gestão:
- Todas as obrigações de pagamentos de impostos, tributação e escrituração fiscal são cumpridas rotineiramente?
- Meu sistema de controle fiscal interno é eficiente?
- O regime tributário do meu negócio corresponde às atividades exercidas?
- Recolhimento e compensação de tributos são calculados para evitar e ou prever prejuízos?
- Os gastos com impostos são maiores do que os lucros?
Escolha o regime tributário ideal para o seu negócio
Não há nada pior do que se dar conta que a maior parte do caixa da empresa é direcionado aos impostos. A sua empresa se enquadra no lucro real, lucro presumido, simples nacional ou lucro arbitrado? A escolha errada acarreta em gastos maiores do que a capacidade financeira da empresa. Por isso que a gestão fiscal é essencial e deve entrar em ação antes de você registrar o seu CNPJ.
Incentivos fiscais
De acordo com o tipo de regime tributário e atividades das empresas, os governos oferecem incentivos fiscais para fortalecer a economia. Os benefícios podem ser desconto, isenção, abatimento fiscal ou outros meios que irão diminuir a carga tributária. Em médio e longo prazo, o impacto dos benefícios dos incentivos fiscais poderá ser observado.
Apuração de impostos, fluxo e receita
A gestão fiscal coloca seu negócio em constante análise e determina todo o direcionamento em curto, médio e longo prazo:
- Os tributos a serem pagos
- O levantamento de documentos para apuração de impostos.
- Notas fiscais para acompanhar a receita e as despesas
- Movimentação do fluxo de caixa
- Tomadas de decisão sobre investimentos ou sobre redução de gastos
Sistemas de gestão fiscal
Simplificar o processo de gestão fiscal é possível com um sistema informatizado que integre as atividades fiscais com os órgãos municipais, estaduais e federais correspondentes. Assim, você continuará atuando dentro da lei, mas de maneira prática e que se adapte a sua rotina. Como você pode ver, a gestão fiscal faz parte da espinha dorsal de qualquer empresa. E não tê-la é prejudicar a saúde do seu negócio.