Você sabe como um sistema ERP pode te ajudar na Black Friday?
Já ouviu falar sobre o sistema ERP? Saiba que ele pode fazer toda a diferença para seu negócio durante a Black Friday! Veja como isso é possível.
A Black Friday está batendo na porta e os empreendedores já estão à procura de ferramentas que possam aumentar suas vendas.
Isso é uma grande oportunidade de aumentar a lucratividade dos negócios e também de recuperar tudo o que um comércio menos agressivo causou durante o ano.
Esse evento é relativamente novo aqui no Brasil e, por isso, ainda não gere números expressivos como nos Estados Unidos. A Black Friday brasileira ainda perde para o dia das mães, dos namorados, natal e as maiores datas comemorativas. No entanto, a mídia tem feito seu papel e a cada ano os resultados são melhores.
Se formos comparar essa data há alguns anos atrás com a do ano anterior, percebemos muitos avanços nos números.
A economia brasileira não anda muito bem e as pessoas por aqui, mais do que nunca, aguardam pelos descontos. É grande o número de pessoas que passam o ano inteiro economizando e analisando preços para comprar na Black Friday.
Outras pessoas ainda guardam dinheiro para comprar o máximo possível de produtos.
Descubra como utilizar o ERP para alavancar seu negócio
Sem mais delongas, vamos falar sobre os sistemas de gestão e como eles podem te ajudar especialmente na Black Friday.
Você já ouviu falar em sistema ERP? Se ainda não conhece, precisa saber todas as funcionalidades que ele pode oferecer para alavancar o seu negócio.
O que é o sistema ERP e como ele pode ajudar na Black Friday
Essa sigla é derivada da nomenclatura Enterprise Resource Planning e significa Planejamento dos Recursos da Empresa. É um conjunto de softwares que atuam integrando todos os processos e dados de uma empresa em um único sistema.
Resumindo, de forma mais simples, esse sistema é uma plataforma especialmente desenvolvida para integrar os vários departamentos de uma organização. Ele permite que todas as suas informações e arquivos sejam armazenados.
Quando uma empresa consegue ter todas as suas informações em um mesmo lugar, podendo ser acessadas sempre que houver necessidade, é possível desenvolver estratégias mais eficazes.
Esse sistema possui módulos integrados através de uma base de dados e cada módulo contempla uma determinada área da empresa, por exemplo:
- Financeiro
- Estoque
- Clientes
- Vendas
- Notas Fiscais
- Gestão de Contratos
- Emissão de relatórios
Tudo o que estiver relacionado à operacionalidade do negócio poderá ser encontrado nessa plataforma. Desse modo, todas as decisões que precisam ser tomadas serão facilidades e o processo trará melhores resultados.
Você encontra no mercado sistemas desse tipo compostos por uma estrutura básica que permitem edição. Isso significa que você poderá customizar a ferramenta de acordo com as necessidades do seu empreendimento.
O grande diferencial do sistema é seu custo benefício. Pagando um valor bem acessível, os empreendedores podem desenvolver estratégias e implementá-las.
Esse tipo de ferramenta é ideal para desenvolver, organizar e colocar em prática campanhas para Black Friday. Todas as customizações podem ser realizadas de maneira simples e rápida, tendo em vista que suas ferramentas são bem intuitivas.
Além disso, adotando o ERP você eliminará a necessidade de usar vários softwares para gerir bem sua empresa.
Para que sua campanha na Black Friday consiga gerar uma boa receita, é preciso corrigir pontos frágeis e descobrir os melhores pontos para serem explorados.
Você só conseguirá essas informações tendo uma visão mais ampla de toda a organização e essa plataforma te promove isso.
Ofereça os melhores descontos
É importante salientar que se você oferecer descontos apenas diminuindo o valor final dos produtos poderá ter prejuízo.
Para oferecer bons descontos e garantir lucratividade é necessário pensar em outras questões como:
- Negociação de preços com fornecedores.
- Descontar o valor perdido nas ofertas em produtos específicos que tenham boa saída.
- Descobrir quais são esses produtos.
Mas, para colocar essas estratégias em prática e descobrir quais produtos são melhores para colocar o valor disponibilizado para os descontos não é uma tarefa fácil.
É importante ter uma visão muito ampla de todos os produtos em estoque bem como as saídas de cada um.
Utilizando o sistema de gestão você conseguirá criar os maiores descontos para a Black Friday.
Marketing segmentado
De acordo com os históricos das empresas, as vendas que atingem um sucesso maior estão sempre relacionadas aos planos do cliente e gestão financeira. Por isso, antes de realizar estratégias para a tão esperada sexta-feira de descontos você deve focar na experiência dos clientes.
Os sistema ERP guardam todas as informações sobre as vendas de produtos realizadas em sua empresa e o que os clientes mais compraram durante o ano. Se as pessoas têm comprado mais móveis, por exemplo, você precisa oferecer mais descontos nessa área.
Não tem outro jeito. Para quem deseja lucrar de verdade da Black Friday a estratégia é a palavra de ordem!
Já que o tão esperado momento está perto de chegar, que tal investir em um sistema de gestão para aumentar as vendas do seu negócio?